segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O tempo voa!


Não é que o Verão já chegou ao fim!?!?

Este fim de semana, o último deste Verão, foi especial para mim.
Amigos (as), nem fazem ideia, do que aqui a rapariga é capaz!!! (uuiiiii)
Já ouviram falar em vindimas?
Pois é, aqui a Lisa, foi a uma vindima.
Sabem quem lá estava também?
A minha mana!!!
Foi um Sábado em cheio!!
Vocês nem imaginam. Eram 9 horas e já os homens (cara metade, cunhado, pai, irmãos e alguns amigos) reclamavam pelo lanche.
Grande euforia!!!
As minhas sobrinhas e a minha filha mais pequenina, também andavam a vindimar, ou melhor, a “panarem-se” na terra (mais pareciam os soldados a camuflarem-se para serem confundidos com a paisagem).
Nós, as mulheres (aqui a miúda, a mana, a cunhada e a mãe), estavam viradas para onde?
Claro, as panelas!!!
Primeiro preparar o lanche, que foi servido às 10 horas.
Quando chegamos ao pé dos vindimadores com o lanche, a minha sobrinha mais nova (3 anos), já completamente irreconhecível, só se notavam os olhitos a piscar (exagerada eu), deu logo pulos de alegria. Iuuppiiii, vamos fazer um piquenique!!!!
Estão a ver o filme!?!? – Toca a descer das escadas e juntarem-se a nós, pois éramos o centro das atenções. Não era pelo motivo que estão a pensar (nós até somos giras, mas o momento não era o mais indicado, hahaha). Grande lanche!!!
De regresso à cozinha, concentramo-nos novamente na nossa tarefa, que era tratar dos estômagos dos nossos vindimadores.
Ele era fazer as sobremesas. Ele era preparar as saladas…
O prato principal foi um assadinho misto, em forno a lenha (agua na boca, não?)
O Almoço foi servido cá fora, pois o dia, contrariando os meteorologistas, estava espectacular, só caíram umas pinguitas, mas essas foram nos copos (gargalhada).
A vindima terminou ao fim da tarde, quando o dono da quinta (o pai), nos comunicou quanto rendeu a colheita.
Queriam saber, né?... lá, lá, lá, lá, lá
Como diria a minha avó, “a curiosidade matou o gato”!!!

O Domingo foi bem mais tranquilo (ver TV, ler…). Tinha de recuperar!!!

Bem… Por agora é tudo.
Fica aqui a descrição de um fim-de-semana diferente, não fosse este o último deste verão.

Convido-vos, a deixarem a vossa marquinha (para me darem os parabéns e tal e também gostava de ir a uma e tal… ) e desafio-vos a descortinarem um bocadinho do que foi o vosso fim de semana (se não fizeram nada de jeito, digam na mesma, porque se não contarem nada, eu vou pensar isso mesmo… Hahaha).

Beijinhos para este tesouro (voces) que eu encontrei, pela mão da minha amiga Marina, neste summer/2008.

27 comentários:

SQMA disse...

Maninha grande Sábado este!

Se fosse programado não teria sido tão bom, não concordas??

Amei reviver esta experiência e recordar os velhos tempos em que práticamente eramos nós, os de casa, que faziamos a vindima.
Como tempo passa (...), ainda à pouco era eu a pequenina que cortava os cachos mais baixos da vinha e agora são as minhas ninas, chama-se a isto passar o testemunho.
E as minhas filhotas estavam "pretas" (sujinhas q.b.), mas muito felizes.

E mais uma vez nós juntinhas, numa de sopeiras é certo, mas muito felizes por partilharmos mais uns momentos junto da familia que tanto gostamos.

E agora por fim uma homenagem ao dono da quinta, o nosso Pai, que embora não seja homem de grandes falas é um grande homem e um grande pai e tem um orgulho imenso nas suas duas meninas, tu e eu. Amo-te Papá.
Não consigo escrever mais.

Adoro-te maninha.

Bjs

Carecaloira disse...

Amiga,

sei bem o que isso é, já tenho vindimado mas este ano foi só o Nuno. Mas eu aproveitei e fui ao almoço dos vindimadores mais a minha nina!! (hihi)
É uma experiência diferente, e tudo serve para nos enriquecer.

Quanto ao meu fim-de-semana já sabes como foi, está tudo no meu blog.

Boa semana
Beijoca grande
MArina

Mrs. Sea disse...

Que engraçado! Este sábado fizemos o mesmo, mas em zonas geográficas diferentes! Mas aposto que o teu foi bem mais divertido que o meu, porque na minha vindima só estava eu, o Mr. Sea, o papi e a vavó do lado do papi... faltaram pessoas especiais (tu sabes a quem me refiro)... Mas foi bom, lembramo-nos delas a todo o momento! No ano passado foi bem mais animado, porque estávamos todos juntos naquela folia! Enfim... Para o ano será melhor, tenho a certeza!

Bebeste vinho doce?! Eu bebi...e hoje vou beber outra vez... Adoro aquilo! :)

Bjins linda e espero que tenhas fins-de-semana sempre assim divertidos...

Graça Lopes disse...

Olá Lisa
Por incrível que pareça não fiquei com inveja do seu sábado! É que no próxima (dia 27) é a minha vez e a alegria do convívio é grande mas ter que organizar lanches e almoços não é o meu passatempo favorito. Aqui no Douro algumas quintas servem sardinhas fritas a meio da manhã e massa com aroma de carne ao almoço aos assalariados porque os convidados esses têm mesa à parte.
A minha vindima não é aqui no alto Douro mas numa aldeia do Marco de Canaveses. O vinho é verde.
Se quiserem aparecer, estejam à vontade.
Beijinhos

CA disse...

Olá Lisa,
Parabéns!!! Trabalho árduo.... mostra que estás cheia de força!!!!
Fiquei com um bocadito de inveja boa - admito... (inveja boa - note-se). Há anos que não sei o que isso é!!!! Cheguei a "brincar" às vindimas com alguns casais amigos dos meus pais; e como eu gostava!!!!
Quanto ao meu fim de semana.... Não vou escrever! Passa no meu blog e vê.
Beijoca grande
CA

sofia disse...

Olá boa tarde!
Pois eu nunca fiz vindima,o máximo que apanhei foi batata,admito que não achava na altura (já foi a uns bons anos) especial graça,era duro,mas na horta do meu pai ele cultivava batata,tomate alfaçe feijão...e tinha muitos animais desde vitelos a porcos coelhos galinhas,enfim boas memórias,realmente o tempo passa mt depressa.
Imagino o convivio saudável que foi no sábado passado,e para as vossas filhas é do melhor!!
O meu fim de semana passou mt rápido,entre casa compras e passar pela praia(já se vendiam castanhas)e levar a Tydy a casa de uma amiga para brincar,já era!!!
Fico por aqui.
Muitos beijinhos.
Sofia.

paula machado disse...

olá Lisa

Parabéns pelo fim de semana, as lágrimas vieram a recordar os velhos tempos, que saudades da minha mãe....e da alegria que se vivia... agora tudo mudou, tudo é diferente

que tenhas muitos e muitos,fins de semana assim felizes

beijinhos do tamanho do Mundo

Teresa disse...

Oh cara prima!

Eu dar os parabéns, até tos dou! Parabéns, moça vindimadeira!

Agora dizer que até gostava de ir a uma e tal... Vai lá, vai! :D

Filha, então se há coisa mailindaqueesteescafóideesmagado metrouxe foi a dispensa de ir à vindima da família, mulher!! Ando tão felizzzzzzzzzzzzz!!!!!!!!!!! Este ano não lavo marmitas!!

Fui nascida e criada no meio da uva-parra, prima! (já me estou a começar a gabar... Acho melhor desandar...)

beijos!!!

ahahaha

Teresa disse...

A Dani!!!

Esqueci a Dani!!

BEIJOS DANIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!

To e Li disse...

Olá Lisa!!!
Que boas lembranças me trazem as vindimas, eu até ia para o lagar pisar as uvas com os homens(até parece que ainda sinto a comichão nas pernas).
Ainda me lembro de andar a apanhar as bagas no chão, a minha mãe dizia que eram as melhores para eu não ficar triste, pois eu queria era andar em cima da escada (que saudades)

A última vez que fui as vindimas foi á 2 anos em casa de um amigo em Arganil, não imaginas como sabe bem esses lanches a meio da manhã, o andar de tractor a levar as uvas para o lagar.

Também eu te encontrei pela mão da Marina...
Beijinhos
Linda

Albertina disse...

Sobrinha doce

Já há muitos anos não vindimo. Provavelmente com as dores que tenho nas "cruzes" aguentaria meia hora... Mas, pelos vistos, tu e a dani também pouco vindimaram... foi mais cozinha... lol.
Mas que bom terem gostado!
O meu fim de semana foi dos que eu gosto (mas cansam!) - sexta - concerto da Maria João e do Mário Laginha, sábado - concerto do trio "Fly", domingo - à tarde concerto da orquestra do festival e à noite concerto da Marta Hugon...
Jazz, jazz, jazz

Beijos grandes para ti e para a Dani

paula disse...

que bom...foi um fim de semana e tanto
beijinhos
Paula

Unknown disse...

Olá boa noitinha entâo um fim de semana em cheio sim senhor.
Peço desde já desculpa pelo atrevimento mas estou disponivel para a vindima do assadito em forno de lenha do ano que vem hehehe.
Uma boa semana
jorge henriques

fj disse...

bem1 depois de ler este Post, fiquei com "agua" na boca, posso fazer-me convidado para as proximas vindimas??

Quanto ao fds foi muitoooooooooooooo Bom! Como iria ocupar a tua cx de comentarios a descrevê-lo, por isso é melhor não escrever mais nada. ;)
bjs.

CA disse...

Passo para deixar muitos beijinhos
CA

Mrs. Sea disse...

Tens um desafiozito no meu sitio! :)

Bjins

SQMA disse...

Maninha querida, passo para deixar a marquinha do costume e dizer que espero que o dia 6 demore muito a chegar, porque depois vou sentir falta da tua companhia diária.

Sr. fj e era mesmo de ficar com água na boca, eu e a Lisa somos umas "sopeiras" mais ou menos (a cozinhar, claro!)hehehe.

A todas astiaseprimasmailindasdomeucoração,um beijinho enormééérrrrimo.

Bjs maninha

Branca disse...

Olá sobrinha divertida, ou sobrinhas (Dani incluída),

enquanto tenho passado estes últimas serões meia a dormir, muito se escreve por aqui.
Vindimas é tema de nostalgia para mim, cresci rodeada de lavradores e no tempo das vindimas saía de casa e andava por lá todo o dia, era a mascote deles. Agora essas zonas que frequentei estão quase todas tomadas por prédios, outras abandonadas, já poucas restam. Mas, em minha casa, também havia um extenso terreno nas traseiras com uma vinha onde se fazia a vindima tal como vós com os da casa e ajuda dos meus tios e se organizava assim um belo convívio familiar, com tios e primos à mistura, às vezes um casal amigo.
Quanto ao meu fim de semana: Sábado - arrumações especiais em casa de manhã, visita à mana de tarde, donde se avista uma paisagem belíssima sobre o rio Douro.
Domingo - Preguicite de manhã, antes de assar um belo de um pargo, sugestão que copiei das receitas do Jorge Henriques e com que presenteei a sogra (ele há sogras com sorte, eh!eh!eh!). Teatro à tarde: Mcbeth de William Shakespeare, pelo Teatro de Marionetas do Porto, com a filha.
E o dia passou depressa e o fim de semana soube-me a pouco.
A vós deixo-vos um beijinho, Lisa e Dani e fico feliz por se divertirem tanto..!
Tia Branca

mariana, a miserável disse...

é so para deixar um beijinho
*

CA disse...

Olá amiga!
Então o desafio da mrs Sea??!! Para quando temos post com as tuas preferências?? Ando à espreita.
E por falar em desafios, aqui fica um para a tua irmã: Dani, querida - blog? não há? então? em projecto? mãos à obra!
Beijinho grande à Dani
Beijinho do tamanho do mundo para ti
CA

Lisa disse...

Hoje apeteceu-me cá vir, ainda não é para "recomentar" os vossos comentários, mas, como a amizade é também partilha, quero partilhar com vocês a minha alegria de hoje.

A mesa do jantar, hoje é posta para 8 pessoas. Adivinhem lá quem cá vem jantar?
... Pois, é isso mesmo, é a minha mana, as minhas sobrinhas e o maridão.

Que alegria!!!

Beijinho para todos.

Lisa

SQMA disse...

Maninha
Que alegria digo eu!!!
É sempre muito bom estar perto de ti nem que sejam apenas uns pequenos momentos, mas valem sempre muito.
E que jantar!!! O jantar, sabem o que foi a ementa??? Foi leitão à bairrada, que eu adoro!!! Maninha pensas sempre em tudo, nada te escapa, és especial (és tu, simplesmente).

Mais um momento de grande valia a registar nos nossos caderninhos da Felicidade.

Beijinhos

Bom fim de Semana a todas as tias e Prima, Branca, Albertina (e suas rosas), São Nunes, Linda, Sofia, Ovinho, Marina, Paula Simões, Paula Padinha, Mrs Sea, Crisarriaga e Graça Lopes. E já agora também para os simpáticos Srs. Observador, fj, André Moa e Jorge Henriques. Acho que não me esqueci de ninguém (se esqueci perdoei-me).

Dani

sofia disse...

Queridas um bom fim de semana,o vosso amor é lindo,que bom!!
Beijinhos
Sofiaaaa

Albertina disse...

Bom fim de semana para as manas mais fofinhas da net!

To e Li disse...

Minhas lindas!!!

Bom fim de semana!!!

Adoro estas maninhas!!!

Beijinhos para as duas

Linda

CA disse...

Passo para deixar um beijinho grande.
Agradeço o carinho da Dani: beijinho para ti, linda.
CA

fj disse...

Lisa posso???

Dani
aguardarei as proximas vindimas para comprovar esses dotes de boas cozinheiras.
bjs.